Sobre o Projeto DevOps – IFRN

DevOps-IFRN: Implantação e Gestão de Infraestrutura para Integração Contínua em Nuvem Privada e em Hardware de Baixo Custo

Resumo do projeto:

A formação científica e tecnológica na área de Tecnologia da Informação está exigindo uma forte integração entre o mercado e o que se produz nos centros de ensino e pesquisa. Neste contexto, a existência de ambientes tecnológicos integrados para pesquisa em Desenvolvimento e Operação de software focado nas melhores práticas de mercado, em sintonia com a filosofia DevOps, utilizando tecnologias de virtualização, conteinerização de serviços e infraestrutura de redes e construção, teste e implantação automáticos de software, trarão a desejada formação integrada dos alunos e fomentará pesquisas de qualidade em Tecnologia da Informação do IFRN. Com base nisto, implementar  dois ambientes tecnológicos de infraestrutura e integração continua de software, sendo o primeiro para atender demandas de maior porte (com maior necessidade recurso de hardware), a ser hospedado em ambiente virtualizado da nuvem privada do IFRN e o segundo para atender demandas de pequeno porte (com menor necessidade de recurso de hardware) e/ou com alta distribuição em pequenos módulos de software, a ser implementado em dispositivos do tipo Raspberry PI, utilizando preferencialmente ferramentas open source, possibilita suportar promissores projetos de pesquisa aplicada desenvolvidos pelos professores e alunos dos cursos técnicos e superiores de tecnologia da informação do IFRN.

Objetivo Geral:

Este projeto objetiva implementar, em conformidade com as boas práticas atuais de mercado, num prazo de 12 (doze) meses, dois ambientes tecnológicos de infraestrutura e integração continua de software, sendo o primeiro a ser hospedado em ambiente virtualizado da nuvem privada do IFRN para atender a demandas de projetos de pesquisas, projetos integradores e projetos de extensão que demandarem por mais recursos de hardware e o segundo em dispositivos Raspberry PI para suportar projetos com menor demanda de recurso de hardware ou que exijam mobilidade da infraestrutura. Em ambos os cenários, será utilizado preferencialmente ferramentas open source. Além dos ambientes tecnológicos, pretende-se desenvolver processos e procedimentos de gestão e operação desses ambientes, de modo a suportar os projetos de pesquisa e projetos integradores desenvolvidos pelos professores e alunos dos cursos técnicos e superiores de tecnologia da informação da DIATINF/CNAT, adotando parâmetros de segurança e desempenho semelhantes aos que o mercado utiliza para sistemas de missão crítica.

Esta proposta dará suporte a:

1. Sistema de controle de versão;
  2. Cluster de Servidores de aplicação;
  3. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados;
  4. Sistemas de Integração Contínua;
  5. Virtualização de servidores;
  6. Conteinerização de Serviços;
  7. Plataforma de serviços e microserviços em hardware limitado;
  8. Gestão de serviços de TI.

Todos os componentes serão especificados sob as premissas práticas do DevOps, boas práticas de gerenciamentos de serviços de TI, alto desempenho e segurança da informação.

Equipe:

Bruno Leonardo Silva dos Santos

Discente do 6º período do curso de Tecnologia em Redes de Computadores.
Contato: bruno.santos@academico.ifrn.edu.br.

Francisco Sales de Lima Filho

Professor Mestre, do Grupo de Redes da DIATINF.
Contato: sales.filho@ifrn.edu.br.

Marcelo Rômulo Fernandes

Professor Mestre, do Grupo de Desenvolvimento de Software da DIATINF.
Contato: marcelo.fernandes@ifrn.edu.br.

Uiatamara Jhuliene Silva Ferreira

Discente do 6º período do curso de Tecnologia em Redes de Computadores.
Contato: uiamara.jhuliene@academico.ifrn.edu.br.

Topologia Simplificada do Projeto DevOps IFRN em 23 de Fevereiro de 2017:

Apoio:

Este projeto conta com o apoio do: